domingo, 15 de março de 2009

"Para Sempre"

Não gosto de "sempre". Eu uso bastante a palavra em meus poemas (porque poema tem escrita livre!), mas no fundo não gosto dela. E isso já tem muito tempo. Ela sempre me intrigava nos "felizes para sempre". Quer dizer, e isso lá é possível?! Tudo bem, eu entendo que uma história perdura através do tempo, mas e dentro do mundo da história? Dentro daquele universo os personagens não são eternos, não é? Eles morrem, não é? Então como pode ser "para sempre"?!

E outra: mesmo que o sentido seja "para sempre (enquanto dure o nosso amor)", então que "amor" é esse? Que "para sempre" é esse? Isso não existe mesmo! Se por outro lado o sentido for "felizes para sempre (enquanto vivermos)", então essa é uma mentira deslavada! Como é que é isso? Só existe um inimigo? Uma bruxa malvada em todo aquele mundo fictício? Como é? A madrasta não apronta mais nenhuma? Como é que é isso gente?! Se for um reino, não tem reino inimigo? Não tem gente invejosa e nem gananciosa? E guerras? Uma guerra entre gigantes e anões e a Branca de Neve é morta numa dessas?! Quer dizer, qual foi? Podia acontecer! Todo mundo sabe que eles são inimigos mortais! Não tem isso?? Então que diabo de mundo é esse?!
Fico indignada! E a causa de tudo é esse "sempre" aí. Se ele não estivesse lá o final seria "e eles foram felizes". Ficaria aquele mistério, aquela pergunta no ar: "até quando?". Mas o "sempre" estraga tudo! Ele não existe!

Outra situação em que o "sempre" me irrita: "blablablablabla eu te adoro, blablablablabla amigas para sempre". A pergunta é: Como é que vocês sabem? Será possível que não existe, nesse mudo insano no qual vivemos, sequer um motivo para que você corte relações com uma pessoa? Será que não existe um acontecimento, uma situação, um incidente que te faça dizer "Não quero mais ser sua amiga!" ou "Nunca mais quero ver tua cara, sua vaca!" ? E aí? Pra onde vai o "amigas para sempre"? E sinceramente, quantas vezes eu já não vi essa palhaçada escrita em uma carteira na sala de aula?! Quantas vezes você já não viu isso escrito?? Ou ouviu isso? Como eu, você já deve ter perdido as contas! Quantas vezes você já não viu uma amizade se desfazer? Quantas vezes você já não parou de falar com alguém? E as vezes você tinha dito que era "para sempre". Eu mesma já disse isso e não pude cumprir! Acontece! São desventuras da vida! Não se pode dizer que é "pra sempre"! Não tem como saber!

Será possível que eu fui a única retardada que parou pra pensar nisso?

7 comentários:

  1. Você não gosta da palavra "sempre", eu tento apegar a ela. Veja que um "sempre" é exatamente a porta de saída de DENTRO dessa HISTÓRIA, ou seja, quando ela aparece não quer dizer que eles vão ser daquele exato jeito e sim que a história vai se repetir dentro dela mesma. Alguns quadrinhos japoneses enfatizam isso rsrs.
    A "porta de saída" que digo é devido ao "fim da história" mas à continuação (ou recomeço) da mesma, pois ela vai ser lida e relida. Ah! Tipo é coisa de doido mesmo! rsrs.

    Esse papo de "amigas pra sempre" funciona também quando é "amor para sempre!" e também quando existe um "eternamente". Concordo com o que você disse completamente! Rsrs.

    Você não foi a única. Eu já pensei em termos e mais termos pra isso diversas vezes, mas prefiro não falar. É melhor deixar as pessoas "iguais" (alienadas) continuarem sendo iguais!

    Parabéns pelo tópico, bacana demais.
    T+!
    www.fosknet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É Meili, é a vida, tenho tempo demais pra pensar sobre isso, e o melhor ainda, experimentar de fato.

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais quero ver tua cara, sua vaca (que eu amo para sempre)!

    ResponderExcluir
  4. ah, obrigada! ^^

    Tatiana, acho que não entendi o que você disse...

    Nemo, você devia ter posto entre aspas! Levei um susto quando li seu comentário!! ò.ó

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que é complexo está fadado à desintegração e ao declínio - Buda.

    Então, o pra sempre não existe. Ou talv ez exista, sei lá.

    ResponderExcluir
  6. Eu quis dizer que te entendo, caralho. o-o'

    ResponderExcluir
  7. ... amigos para sempre, lalaiá laiá laiá...

    ResponderExcluir